Em agosto deste ano, houve uma audiência de custódia referente ao assistido A.A.G., cuja defesa foi feita pela defensora pública Cecília Madureira Batista Cruz, que atua na Defensoria Especializada de Urgência Criminal (DEUC) da capital. Diante do resultado da audiência, em que o assistido permaneceu preso, a defensora ficou tocada com a situação do cachorro que pertence ao homem que, com seu tutor nessa situação, ficaria sem os devidos cuidados. Sendo assim, contatou o setor psicossocial da DPMG, solicitando auxílio para o animal.
Estando certos de que o animal necessita de proteção e cuidado as assistentes sociais realizaram contato com ONGS que resgatam cachorros e contatos com o Ceresp Gameleira para, em caráter de urgência, possibilitar atendimento por telefone com o assistido, com objetivo de saber do tutor se haveria familiares que pudessem cuidar do animal. Com isso, encontraram um familiar que se prontificou a cuidar do mesmo até a liberdade de seu tutor.
Um pouco da história
No momento de sua prisão em flagrante, A.A.G. foi autorizado, conforme informações constantes do Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD), a alimentar seu cachorro com comida e água suficientes para três dias. Após a audiência de custódia, foi determinado que o assistido permaneceria preso em virtude do cumprimento de mandado de prisão referente a outros delitos. Sabendo de sua sentença, o homem demonstrou preocupação com seu cachorro que se encontrava sozinho em sua residência, e pediu providências até que seja solto e possa cuidar do animal. Foi então que a defensora pública Cecília Cruz recorreu ao Núcleo Psicossocial da DPMG.
Núcleo Psicossocial
A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais conta com o Núcleo Psicossocial, cujo objetivo é humanizar a assistência ao assistido, oferecendo escuta qualificada pontual aos cidadãos, aliado ao trabalho interdisciplinar com as defensoras e defensores públicos. A atuação do núcleo engloba o acolhimentovinculado à demanda jurídica, encaminhamento e articulação com a rede pública.
Fonte: Ascom / DPMG (30/09/2022)