Em comemoração aos 47 anos da Defensoria Pública de Minas Gerais, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, ministrará a palestra “Os limites da independência funcional”.

O evento acontecerá no dia 25 de agosto, no auditório da DPMG, das 9 às 10 horas, e será transmitido pelo canal do Youtube da Defensoria Pública (c/defensoriamineira). Não é necessária a realização de inscrições para a palestra.

Antonio Anastasia é mineiro de Belo Horizonte. Formado em Direito pela UFMG, foi professor licenciado de Direito Administrativo na mesma universidade.

Proveniente de uma família de comerciantes e servidores públicos, Antonio Anastasia nasceu em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

Participou da formatação da Constituição Mineira na Assembleia Legislativa do estado em 1989. Atou como secretário de Estado em 1994, 2002 e 2005, ocupando as pastas da Secretaria de Recursos Humanos e Administração e da Cultura, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e de Defesa Social, respectivamente.

Foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho em 1995 e ocupando o o cargo de ministro, interinamente.

Em 2006 compôs a chapa para o governo de Minas Gerais como vice-governador, sendo eleito com 77% dos votos válidos, assumindo o cargo de governador em 2010.

Nas eleições de 2010, foi eleito governador do Estado com 62,72% dos votos válidos, ainda em primeiro turno.

Em 2014, com o fim da sua gestão, foi lançado como candidato ao Senado, saindo-se vitorioso, com 56,73% dos votos válidos. No Senado, participou da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; da Comissão de Educação, Cultura e Esporte; da Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo; da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional; da Procuradoria Parlamentar e do Conselho do Projeto Jovem Senador. Foi também relator da Comissão Especial de Impeachment de Dilma Rousseff e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Em 2022, Anastasia foi indicado pelo Senado ao Tribunal de Contas da União, sendo eleito ministro por 52 votos.

Transmissão – Clique aqui para assistir online (Mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique).