O treinamento frisou o caráter humanitário do atendimento e acolhimento de assistidas e assistidos – Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG
Com o objetivo de destrinchar as nuances e desafios do atendimento e encaminhamento das pessoas assistidas, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou treinamento do Setor de Acolhimento da Unidade I, em Belo Horizonte, na manhã de sexta-feira (11/8). Esse é o primeiro dia da atividade, que também ocorrerá no dia 17 de agosto.
“É um procedimento complexo. Nossas assistidas e assistidos chegam aqui, muitas vezes, com demandas muitos pesadas e variadas, às vezes já tendo sido maltratados. É preciso treinar os profissionais para atendê-los”, explica a defensora pública Paula Regina Fonte Boa Pinto, responsável pela Coordenadoria Estadual dos Centros de Conciliação e Mediação, que ministrou o curso.
O treinamento também contou com a presença da defensora pública Raquel de Souza Pyramo Novaes, à frente da Coordenadoria Regional do Atendimento da Capital. A atividade foi iniciativa dos dois setores, que prezam pelo procedimento humanizado, em que os assistidos tenham voz para explicar as particularidades de seus casos.
“Um dos projetos do Planejamento Estratégico trata da ampliação do Centro de Conciliação e Mediação da DPMG. Hoje, temos a necessidade de mudar a rota dos assistidos que chegam à instituição. Antes de oferecer a lista de documentos para eles entrarem com ação litigiosa, queremos mostrar que é possível e vantajoso resolver seu conflito com uma ação extrajudicial”, afirma Paula Regina.
Segundo a defensora pública, há benefícios na opção pela ação extrajudicial que é desconhecida pela população em geral. “O treinamento é muito importante para que nossos colaboradores entendam que sua atuação faz parte de um todo. Precisamos prezar pelo atendimento humanizado e, para isso, devemos treinar nossa força de trabalho para que dê conta de fazê-lo”, confirma Paula Regina.
Para que a atividade fosse efetiva, Paula Regina e Raquel Novaes fizeram uso, além da palestra expositiva, de atividade prática, na qual os profissionais simularam casos e atendimentos entre si. Christian Gabriel, que participou da sessão, atesta ter achado o curso “bem explicativo. É uma ferramenta nova para os atendentes, entender o lado das pessoas assistidas e dissociar suas próprias emoções no procedimento”, relata.
No dia 17 de agosto, o treinamento começará às 14h30 no Auditório da Unidade I da DPMG.
Estagiário Luigy Hudson, assistido pela Ascom.