Hoje, dia 4 de agosto, é um dia especial para a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que completa 47 anos de atuação incansável em prol da população. Desde a sua fundação em 1976, quando ainda era conhecida como Procuradoria de Assistência Judiciária, a DPMG tem se dedicado à defesa e a promoção dos direitos individuais e coletivos dos cidadãos mineiros.

A missão da Defensoria é clara: oferecer assistência jurídica integral e gratuita aos mais necessitados, garantindo o acesso à Justiça, protegendo a dignidade humana, promovendo a cidadania e buscando soluções pacíficas para os conflitos sociais. Mas a DPMG vai além disso: o objetivo é proporcionar um atendimento acolhedor, que assegure o respeito a todos os direitos, em todas as esferas sociais.

Além de atuar judicialmente em defesa da população, a Defensoria também se destaca por sua atuação extrajudicial. A cada dia, investe mais em métodos autocompositivos de resolução de conflitos e em soluções administrativas. “Queremos ser uma porta de acesso à justiça rápida e efetiva, negociando padrões reparatórios superiores aos estabelecidos pela jurisprudência nacional”, afirma a defensora pública-geral, Raquel Gomes da Costa Dias.

Ano após ano, a DPMG expande sua atuação, desenvolvendo ações, projetos, campanhas e iniciativas de educação em direitos. “Nosso objetivo é alcançar cada vez mais pessoas, tanto na capital quanto no interior do Estado. Com presença em 119 unidades, trabalhamos de forma coordenada para garantir um atendimento humanizado, plural e inclusivo em todas as regiões de Minas Gerais”, finaliza a defensoria-geral que complementa: “hoje, queremos celebrar a essencialidade da Defensoria Pública para a população mineira. Parabéns e Avante!”