A marca é vista atualmente como um ativo estratégico intangível, importante para a diferenciação e o posicionamento público no alcance dos objetivos de crescimento. Por meio dela podem-se identificar as atividades da Instituição e todos os seus serviços.

A composição da marca da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – logotipo e slogan – e sua identidade visual têm o propósito de representar graficamente os valores e conceitos que caracterizam e constituem a atividade profissional da Instituição, dentre eles o de garantir o acesso à justiça e cidadania aos mais necessitados, assegurando a democratização do Sistema de Justiça.

A assinatura gráfica institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais está regulamentada pela Resolução 075/2012, com alteração do artigo 8º pela Resolução 115/2017. A utilização da marca oficial está a cargo de um profissional da Assessoria de Comunicação e Cerimonial.

 

Download da imagem

>> Clique na imagem para fazer o download da marca oficial em PNG (fundo transparente) ou, com o botão direito do mouse sobre a imagem, “Salvar imagem como…”:

Orientações e regras de aplicação

USO OBRIGATÓRIO

A utilização do logo oficial da Defensoria Pública de Minas Gerais é obrigatória para a confecção de peças processuais e para as demais comunicações internas e externas, por meio de papel impresso ou digital, posicionada na parte superior da folha de forma centralizada.

  • Não exclua elementos
  • Não distorça
  • Não altere as cores, o alinhamento e a proporção dos elementos.
  • Não aplique sombra
  • Não rotacione
  • Não utilize sobre fundo sólido (chapado), fotográfico ou textura que comprometa a legibilidade.
  • Redução máxima: 2,5 cm, com margem de 1cm².
  • É vedado o uso de marca d’água em documentos oficiais.

Assinatura conjunta – Qualquer outra identidade (marca) visual de órgão interno deve ser aplicada do lado esquerdo do logotipo da Defensoria, respeitando espaço aproximado de meio centímetro entre eles.

Minimanual da marca da Defensoria Pública de Minas Gerais

>> acesse aqui o PDF

 

Gerenciamento

Por ser a unidade representativa mínima da Defensoria Pública de Minas Gerais na comunicação com seus públicos, a marca gráfica da Instituição deve ser reproduzida com precisão em todos os seus detalhes.

Por isso, é necessário que as instruções acima sejam rigorosamente aplicadas. Só assim é possível evitar que ocorram alterações que possam comprometer a integridade da marca gráfica.

Cabe ao setor de Comunicação Visual e Publicidade, subordinado à Assessoria de Comiunicação e Cerimonial, estabelecer padrão gráfico para os veículos de comunicação e demais sistemas visuais utilizados pela DPMG, além de assegurar a correta aplicação da identidade visual, nos materiais impressos, peças de comunicação e identificação utilizadas pelo Gabinete, pelas diversas áreas e setores da Instituição, incluindo as unidades do Interior do estado, além de gerenciar a utilização em peças elaboradas por terceiros em que a Defensoria de Minas está na condição de parceira ou apoiadora.

 

CONTATO

A Asssessoria de Comunicação e Cerimonial – Ascom/DPMG está à disposição para dirimir dúvidas e fornecer outras orientações sobre procedimentos operacionais de aplicação da marca gráfica.

E-mail ascom@defensoria.mg.def.br

Endereço: Rua dos Guajajaras, nº 1707 – 8º andar. Barro Preto.
30.80-099 – Belo Horizonte-MG