A Assessoria de Comunicação e Cerimonial, além do cuidado com a marca, soma outras atividades para a implementação e condução de ações estratégicas com o objetivo de fortalecer a imagem da DPMG. A Ascom é órgão de assessoramento e apoio à gestão institucional, diretamente vinculado à Defensoria-Geral, sob a supervisão da Chefia de Gabinete, conforme determina a Resolução nº 71/2013.

A Ascom tem como atribuição a divulgação da imagem, da missão, das ações e dos objetivos estratégicos da Defensoria Pública para os públicos interno e externo, buscando consolidar e ampliar os relacionamentos, facilitar o processo de gestão e aprimorar a identidade institucional.

Divide-se em sete áreas de atuação:

1. Jornalismo / Imprensa – Responsável pela produção de matérias e notas para alimentação do site institucional da DPMG e da Escola Superior, além da intranet, elaboração de pautas e releases, sugestões e agendamentos de entrevistas e respostas às demandas da mídia.

2. Cerimonial – O setor é responsável pela organização dos eventos institucionais, desde a elaboração até a execução final, bem como acompanhamento e assessoramento em eventos externos da Defensoria-Geral de Minas Gerais.

3. Comunicação Visual e Publicidade – Atividade projetual voltada para a padronização visual, promoção da qualidade e redução de custos de documentos e materiais utilizados ou veiculados pela Defensoria Pública, e para a produção de peças gráficas impressas e eletrônicas de divulgação das ações, design editorial, material de identificação e sinalização. O setor é também responsável pelo gerenciamento de utilização da marca oficial (representação gráfica) da DPMG, pela edição de vídeos institucionais, além de auxiliar na estruturação organizacional da informação nas plataformas de comunicação social.

4. Redes Sociais – Criação, produção e divulgação de conteúdos institucionais, informativos e de educação em direitos para redes sociais; elaboração do mapa do site (wireframes) e layouts das páginas (templates) do site.

5. Audiovisual – Registro de ações e eventos de interesse da DPMG (cobertura fotográfica); organização do material fotográfico digital, de áudio e de vídeo; e operação e administração dos equipamentos de áudio e vídeo da Instituição.

6. Gestão de conteúdo institucional – Cabe à Ascom gerenciamento do conteúdo de texto do site (Resolução nº 027/2014) e da página de abertura do Gerais, incluindo menus e abas, com o apoio da STI.

7. Comunicação interna – A Ascom também cuida da divulgação de informativos que sejam de interesse de assistidas, assistidos e do público interno em geral a serem publicizados nos ambientes físicos das sedes na Capital.

 

>>   Instrução Normativa nº 17 da Corregedoria-Geral dispõe sobre a observância dos meios de comunicação institucionais

As publicações e o gerenciamento da plataforma inicial do Gerais, o envio de procedimentos e comunicados do Gabinete da Defensoria-Geral e Subdefensoria-Geral por e-mail e a “Linha de transmissão” de mensagens via WhatsApp são de responsabilidade da Ascom. >> Acesse aqui a IN 17/2022, de 17/04/2022

Manual de apoio

Guia contém dicas para:

  • Facilitar a solicitação de serviços à Ascom
  • Apoiar defensoras e defensores públicos em seu relacionamento com a Imprensa e os Cerimoniais de outras instituições.

Clique aqui para acessar o manual | 1,17 KB  (atualizado em 16/08/2018)