Marca gráfica oficial DPMG – Imagem do logotipo e Papel timbrado

  • Clique aqui para fazer o download da Marca Oficial na extensão PNG (fundo transparente).
  •  Clique aqui para fazer o download de Papel Timbrado (documento em Word .doc), para utilização em correspondências ou projetos da Instituição.

>> Para isso, faça a adequação de texto com o nome do setor ou unidade, logo no cabeçalho abaixo do logotipo, e no rodapé, com as informações afins (endereço, telefone).

 

Orientações e regras de aplicação >> clique aqui

 

Assinaturas de e-mail

Recomendações e orientações gerais >> clique aqui

 

Gerenciamento da marca

A Asssessoria de Comunicação e Cerimonial – Ascom/DPMG está à disposição para dirimir dúvidas e fornecer outras orientações sobre procedimentos operacionais de aplicação da marca gráfica.

E-mailascom@defensoria.mg.def.br

Para solicitar materiais de divulgação de novos eventos: a interessada ou interessado deve, primeiro, procurar a Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias – CooProC ( projetos@defensoria.mg.def.br), que analisará a viabilidade do evento.

Para peças gráficas elaboradas externamente (apoio ou parceria): a interessada ou interessado deve solicitar a autorização de uso da marca gráfica junto à Administração Superior –  gabinete@defensoria.mg.def.br

O arquivo a ser aplicado nas peças gráficas será enviado, por ordem do Gabinete, pela Ascom/CVP/DPMG com as orientações de aplicação.

Posteriormente, um profissional do setor verificará e aprovará a inserção da marca no conjunto, dando cumprimento à determinação de garantir a sua integridade, a qualidade e a padronização.

–> Portanto, aplicar a marca gráfica da Defensoria Pública de Minas Gerais necessita da aprovação da Ascom/CVP/DPMG.

 

Assinatura conjunta – ESDEP e programas internos: o logotipo da Defensoria Pública de Minas Gerais deve vir à direita.

>> Saiba mais

 

Regulamentação

A marca é vista atualmente como um ativo estratégico intangível, importante para a diferenciação e o posicionamento público no alcance dos objetivos de crescimento. Por meio dela podem-se identificar as atividades da Instituição e todos os seus serviços.

A composição da marca da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – símbolo, logotipo e slogan – e sua identidade visual tem o propósito de representar graficamente os valores e conceitos que caracterizam e constituem a atividade profissional da Instituição, dentre eles o de garantir o acesso à justiça e cidadania aos mais necessitados, assegurando a democratização do Sistema de Justiça.

A assinatura gráfica institucional da Defensoria Pública de Minas Gerais está regulamentada pela Resolução nº 075/2012, com alteração do art. 8º pela Resolução 115/2017, que determina a obrigatoriedade de utilização da marca oficial “para a confecção de peças processuais e demais comunicações internas e externas, por meio de papel impresso ou digital, devendo ser posicionada, de maneira centralizada, na parte superior da folha ou mídia, vedado o uso de marca d’água”.

Além disso, a Corregedoria-Geral da DPMG divulgou, em junho de 2018, a Instrução nº 01/2018, que relembra a todas e todos a utilização da marca oficial padronizada no exercício de suas funções.

Já a Instrução Normativa 09/2020/CGDPMG, que dispõe sobre conduta pública de membros e servidores em redes sociais, instrui como dever “se abster de utilizar a marca da Instituição como identificação pessoal nas redes sociais“.

  • Conheça a SIMBOLOGIA DAS CORES E DOS ELEMENTOS do logotipo da DPMG >> clique aqui

 

Sistema de Identidade Visual da DPMG

A Ascom/Comunicação Visual disponibilizará, quando possível, um guia de normatização, com especificações e regras do Sistema de Identidade Visual da Defensoria Pública de Minas Gerais, incluindo sinalização de ambientes. O objetivo é manter a unidade da marca em todos os seus ambientes de atendimento, evitando distorções em sua representação, e construir uma identidade visual sólida, uma comunicação mais facilmente reconhecida.

Placas e adesivos de identificação externa ou de ambientes internos devem ser solicitados ao setor de Logística.
A Ascom/CVP desenvolve estudos a partir das demandas vindas deste setor.

 

Comunicação institucional – Ascom

A Assessoria de Comunicação e Cerimonial, além do cuidado com a marca, soma outras atividades para a implementação e condução de ações estratégicas como objetivo de fortalecer a imagem da DPMG. A Ascom é órgão de assessoramento e apoio à gestão institucional, diretamente vinculado à Defensoria-Geral, sob a supervisão da Chefia de Gabinete, conforme determina a Resolução nº 71/2013.

A Ascom tem como atribuição a divulgação da imagem, da missão, das ações e dos objetivos estratégicos da Defensoria Pública para os públicos interno e externo, buscando consolidar e ampliar os relacionamentos, facilitar o processo de gestão e aprimorar a identidade institucional.

Divide-se em sete áreas de atuação. >> Saiba mais  

Instrução nº 03/2011/CGDPMG
Dispõe sobre o dever dos membros e servidores de acessar periodicamente o Diário Oficial eletrônico do Estado e o “Sistema Casa” da Instituição.
>> acesse aqui

 

Instrução nº 04/2010/CGDPMG
Recomenda aos membros e servidores o acesso periódico ao Diário Oficial eletrônico do Estado e ao “Sistema Casa” da Instituição.
>> acesse aqui

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Padronização da marca oficial e concurso para escolha do slogan

DEFENSORIA PÚBLICA DE MINAS PADRONIZA MARCA OFICIAL

Foi publicada no dia 03/07/2012, no “Minas Gerais”, a Resolução nº 075/2012, que dispõe sobre a marca oficial da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, apresentando seus elementos de composição e o tempo previsto para adequação em todo o Estado.

CONCURSO INTERNO “A DPMG É NOSSA” – ESCOLHA DE SLOGAN

A Defensoria Pública de Minas, por meio da Coordenadoria de Projetos e Convênios, lançou, em 2011, o concurso “A DPMG é nossa” para a escolha do seu slogan institucional.
>> Saiba mais