A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) lançou, nesta sexta (18/8), a segunda versão do seu Sistema GERAIS de Atendimento.  

O aprimoramento do sistema é resultado de consulta feita à classe, para mapear as sugestões de aperfeiçoamento. As melhorias da nova versão buscaram refletir a necessidade de quem está atuando na base, com a intenção de tornar o sistema mais amigável e de mais fácil utilização. 

Geração de banco de dados próprio da DPMG; integração de sistemas como o PJe, inicialmente para consulta de processos; desburocratização de fluxos e redução de protocolos, com a diminuição de telas a serem preenchidas; e privacidade dos dados da equipe de atendimento e das assistidas e assistidos são algumas das melhorias da nova versão. 

Defensora-geral Raquel da Costa Dias; o diretor de Desenvolvimento de Sistemas e Projetos Antônio Lopes Júnior; e o subdefensor público-geral Nikolas Katopodis durante o lançamento – Fotos: Marcelo Santa’Anna/DPMG 

Abertura 

Ao abrir o evento, a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias, observou que com o lançamento do novo sistema, a DPMG “começa a colher os resultados de uma virada de chave institucional e de uma realidade que vem para ficar”. 

A DPG ressaltou que esta evolução é imprescindível, não apenas para que seja possível peticionar dentro do sistema da Defensoria, mas também, para que a Instituição possa ter mecanismos de inteligência artificial trabalhando a seu favor e, para isto, é preciso ter todos os dados importados do PJe. 

Raquel da Costa Dias finalizou agradecendo e pedindo o apoio de todas e todos para uso e aperfeiçoamento do sistema.  

“Este é o primeiro passo de um grande desafio institucional. Precisamos da tecnologia com integridade e ética, trabalhando a nosso favor para que a Defensoria seja e esteja cada vez mais próxima da população que precisa de nós. Conto com o apoio de vocês, no engajamento no uso do sistema e nos apontamentos necessários para seu aprimoramento”, disse.  

Defensora-geral: “Estamos entregando para a classe o que pretendíamos, como instituição”

Apresentação 

Antes de fazer a apresentação da nova versão do sistema, o subdefensor público-geral Nikolas Katopodis fez um breve histórico dos esforços e investimentos institucionais em tecnologia feitos pela DPMG desde o início da pandemia, em 2020.  

O subdefensor apontou as melhorias do novo sistema, demonstrando como irão facilitar, proporcionando organização e agilidade, para o trabalho das defensoras, defensores públicos, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários. 

Entre outros avanços ele citou a consulta ao PJe dentro do sistema da DPMG, mesmo que a plataforma esteja fora do ar; e a redução do lançamento no Sistema de Gestão de Produtividade da Corregedoria-Geral, já que diversos lançamentos passam a ser automáticos. 

Nikolas Katopodis também enfatizou a necessidade de todas e todos utilizarem e alimentarem o sistema, lembrando que a Deliberação 15/2011 do Conselho Superior determina a obrigatoriedade.  

“Tem três anos que a Defensoria atende pelo Whatsapp. Esses dados são da Meta e não é possível ter integração entre o aplicativo e nenhum sistema. Então, precisamos resgatar a unidade institucional dos nossos dados e abraçar os sistemas institucionais. Agora, estamos disponibilizando a primeira integração do GERAIS com o PJe mas, para podermos peticionar com agilidade, será preciso que os dados estejam no nosso sistema”, afirmou. 

Subdefensor-geral Nikolas Katopodis 

O peticionamento no PJe feito no ambiente do Sistema GERAIS será implantado futura e gradualmente, uma vez que, além da necessidade de geração de banco de dados próprio, o volume de peticionamentos da DPMG corresponde a cerca de ¼ da plataforma, sendo necessário alinhamento para que o Tribunal de Justiça consiga absorver. 

O subdefensor pediu a colaboração para o aprimoramento do sistema e explicou que todas as demandas enviadas pela base foram analisadas pelo Comitê de Tecnologia da Informação, ambiente colaborativo que envolve várias instâncias da DPMG. “Esta nova versão que apresentamos hoje acolhe, dentro do possível, tudo que foi sugerido”, disse. 

Sugestões, reclamações e opiniões voltadas para a melhoria do novo sistema deverão ser enviadas para o e-mail aperfeicoamento.gerais@defensoria.mg.def.br até o dia 22/9. 

No caso de eventuais dúvidas e problemas deverá ser aberto chamado para a STI. 

Para a implantação da nova versão, o GERAIS ficará indisponível das 18h desta sexta (18/8), até as 8h da segunda (21/8).   

Tutorial – Está disponível no GERAIS um tutorial do novo sistema. Para acessar, clique na sua identificação (menu superior, à direita) e, em seguida, clique em Tutorial. 

Lançamento e apresentação – Clique aqui e confira a íntegra do evento (manter a tecla Ctrl pressionada e clicar).

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG